CCIBC debate o futuro dos negócios entre Brasil e China no cenário pós-eleições de 2018

09.12.18

 


 

 

WhatsApp Image 2018-12-10 at 23.29.46

 

 

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China realizou o evento “Cenário Pós-Eleições no Brasil & Futuro Negócios com a China” no último dia 29, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. Durante toda a manhã, os palestrantes apresentaram como será a relação comercial e diplomática entre o Brasil e a China, após a vitória do presidente eleito Jair Bolsonaro.

 

O evento contou com a participação dos palestrantes Sr. Charles Tang, Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, do especialista em políticas públicas e ex porta-voz presidencial, Sr. Thomas Traumann e  do Diretor de Comunicação Global da Vale SA e Head da Comunicação da Transpetro, Sr. Fernando Thompson e da importante participação do Consul Geral da Republica Popular da China Sr. Li Yang, que ressaltou a importância da relação comercial Brasil China  e a preocupação dos empresários Chineses sobre o futuro da relação bilateral entre os dois países para dar seguimento aos negócios aqui iniciados e investimentos futuros. O Sr Li enfatizou o quanto as empresas chinesas já investiram nao so no RJ, mas em todo território brasileiro nos últimos anos e o quanto ainda pretendem investir e que ambos os países têm muito a ganhar com essa relação ( do win - win}

 

WhatsApp Image 2018-12-09 at 23.52.27

 

Contribuiu ainda com uma breve apresentação para melhor ilustrar e complementar a apresentação sobre o novo cenário político do Brasil,  o jornalista Danillo Fariello que veio especialmente de Brasília para participar do evento.

 

Para dar início a abertura das palestras o Sr. Tang convidou a Sra. Monica Teixeira, Gerente Geral do Banco do Brasil - GECEX -RJ, para falar. A Sra. Monica deu as boas vindas a todos ao CCBB e fez uma breve apresentação sobre a atuação do Banco no Brasil e no exterior. Ressaltando a importância do Banco do Brasil para os empresários que pretendem realizar negócios com a China, uma vez que o Banco já tem uma agência na China, que está estabelecida em Xangai. E se colocou a disposição para ajudar aos empresários brasileiros e chineses junto ao Banco.

 

WhatsApp Image 2018-12-11 at 01.16.27

 

Participou também do evento, o Sr. Diego Blanc, do Depto de Relações Internacionais,representando o Prefeito do RJ Sr. Marcelo Crivella, que falou sobre a importância da presença/investimentos das empresas chinesas no RJ e mencionou projetos, que serão apresentados em breve, de diversos setores: infraestrutura, energia e tecnologia , etc.  que poderão ser de grande interesse para os chineses que aqui pretendem investir.

 

WhatsApp Image 2018-12-10 at 23.29.46 2

 

O Sr. Diego agradeceu a oportunidade de participar do evento, informou ainda que as palestras com os temas abordados são muito importantes para fomentar as discussões e a troca de experiência para impulsionar a economia do RJ.

 

As apresentações foram guiadas pelo presidente da CCIBC, que após cada palestra fez seus comentários com relevantes esclarecimentos sobre a importância de se fortalecer a relação  Brasil China para o progresso do país.

 

O Sr. Tang também convidou o Consul para Assuntos Politicos e Militares dos EUA no RJ Sr. Michael Needle para falar brevemente sobre o assunto muito debatido no momento: a relação EUA - China e como isso afetará o Brasil. O Sr. Needle fez questão de enfatizar que os EUA nunca abandonaram o Brasil e que a cooperação EUA -Brasil  deverá continuar sem grandes mudanças. O Sr. Consul agradeceu a oportunidade de poder se pronunciar em evento tão importante para a situação econômica dos EUA e Brasil.

 

As apresentações: do Sr. Thomas Traumann e  do Sr. Fernando Thompson estão sendo disponibilizadas a todos por aqui.

 

WhatsApp Image 2018-12-10 at 23.29.46 4

 

 

 

 

Após todas as apresentações o Sr. Tang abriu a oportunidade para perguntas ,que foram dirigidas  aos palestrantes indistintamente. Em seguida fez o sorteio do livro " Brasil e China: Modelos De Prosperidade Econômica" de sua autoria e convidou a todos para um coffee no salão ao lado, onde todos que participaram, puderam continuar a conversa com os palestrantes e demais presentes e trocar cartões para futuros negócios e parcerias.

 

 

WhatsApp Image 2018-12-11 at 01.13.08

 

 

 

 

 

 

WhatsApp Image 2018-12-10 at 23.29.46 3